domingo, 28 de junho de 2015

UMBANDA E OS CABOCLO

São considerados como os pretos velhos e erês os grandes mentores espirituais da Umbanda, foram eles que junto com os Catimbozeiros, decodificaram e organizaram a Umbanda. Hoje dentro de Umbanda o termo ”Caboclo" designa tal importância a ponto de ser sinônimo de entidades que nela trabalham.
"Dentro de Umbanda não se faz Orixás e sim Caboclos! ”.
Essa expressão é por muita desconhecida e confusa, primeiramente o termo "Caboclo" antes de designar índio, ou mesmo Caboclos, tem dentro de Umbanda o significado de espírito que trabalha e que dentro da religião vem sob as ordens de algum orixá.
O termo "Caboclo" para muitos significa Capangueiro ou Falangeiros até mesmo Cafangueiros, ordenança ou representantes dos Orixás na Terra. No começo de tudo, onde os Exus, Pretos Velhos, Catimbozeiros e Caboclos (índios) organizaram e decodificaram a religião Umbandista, a presença dos Caboclos era muito mais marcante do que a presença dos Velhos ou dos Catimbozeiros. Os cultos eram liderados por grandes Mestres Espirituais que usavam a Pajelança e o Catimbó, espécie de culto muito difundido até hoje no Nordeste que trabalha com as almas dos mortos e com uma simbologia toda própria extraída da fumaça dos cachimbos. Tal culto se baseava e tinha como centro energético um tronco de uma árvore chamado "Jurema". Aí começa a confusão e ao mesmo tempo toda a base para o entendimento. Vale lembrar que "jurema" é uma árvore que ainda hoje existe nas terras do Norte. O termo Catimbó muitas das vezes era substituído pelo termo "Jurema", em vez de se dizer "Vamos cultuar o Catimbó" era dito "vamos cultuar a Jurema". Com a propagação da Cabocla Jurema (grande espírito dentro de Umbanda), começou-se a ligar as entidades Caboclas aos Eguns (espíritos já mortos e que hoje trabalham na Umbanda). O termo Caboclo então se difundiu como espírito que hoje trabalha em Umbanda.
 Vale lembrar, que a maioria das entidades que trabalham em Umbanda foram realmente Caboclos e Caboclas (Caboclos de Oxossi, Caboclos de Xangô, Caboclos de Ogum, Caboclas de Oxum, Caboclas de Yansã etc.). Daí a explicação para o termo "Umbanda não faz Orixá, Umbanda faz Caboclo".
O Ogum que hoje incorpora em Umbanda, nada mais é do que o Caboclo, que viveu dentro de guerras e que tinha uma grande ligação ao Deus (Orixá) do ferro o Senhor Ogum. Hoje não existe Umbanda sem a força e a sapiência dos grandes Caboclos.
Seus gritos de guerra, suas vestimentas, sua língua ainda viva e seus charutos fazem da Umbanda realmente uma das mais lindas Religiões Espiritualistas que existem, dentre os Caboclos mais conhecidos podemos citar o Caboclo Roxo (faço aqui a minha homenagem ao meu pai Caboclo Roxo, do qual hoje tenho orgulho de ter sido confirmado e feito por ele, sendo hoje seu aparelho e meu Pai Caboclo Barão de Goré e Seu Jatapequara), Caboclos Tupi, Caboclo Mata Virgem, Caboclo Folha Seca, Caboclo Tabajara, Caboclo Ubirajara, Caboclo Arranca Toco, Caboclo Pena Branca entre outros.

As Caboclas mais conhecidas são a Cabocla Jurema, Cabocla Brava e Dona Mariana, Cabocla Jupira e Cabocla Jandira (irmãs e filhas do Caboclo Tupinambá), Cabocla  Jacira, Cabocla Tanara, Cabocla Jandaia entre outras. O que importa e a força e a luz que os Caboclos trazem em seus trabalhos, e que representam com magnitude os Orixás de Umbanda. Que todos os Orixás em especial o Senhor Ogum Guerreiro estejam presentes sempre em nossas vidas.


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