terça-feira, 10 de julho de 2012

PRIMEIROS PASSOS PARA SER UM BOM PAI DE SANTO OU MÃE OU BABA OU YALO,,,,,,,,DE UMBANDA.


PRIMEIROS PASSOS PARA SER UM BOM PAI DE SANTO OU MÃE OU BABA OU YALO,,,,,,,,DE UMBANDA.

Muitos me perguntam no dia-a-dia como e que se faz para ser um lider na Umbanda, bom vou tentar exemplificar o passo-a-passo:

1.     Seguir o caminho do bem sempre, é lógico, não ser leso também, ser duro quando for necessário, costumo dizer que o filho de Umbanda, é um guerreiro nato, lutador, sem papas na língua, um ser autêntico.

2.     Procurar fazer sempre suas orações ou preces ou converas com seus orixás e guias, procure sempre escolher uma hora do dia, para que seus guias e protetores possam se programar com você, na espiritualidade a sim, exigências de hora compromisso, ou seja, um guia de umbanda nem sempre ta na hora que você deseja, por isso na umbanda se faz um trabalho com muitos protetores, pense: “Você não é o único”, portanto se programe com seus guias e cumpra sua programação sempre ou procure não faltar com eles.

3.     Escolha um dia da semana para fazer seu trabalho de Umbanda, e neste dia siga os seguintes passos; 

3.1 Ao acordar agradeça aos Orixás por este dia e peça que seja o melhor possível, tome um banho básico ou seja faça sua higiene, tome os banhos de descarga e deixe o banho atrativo para ser tomado somente 1 hora antes do inicio do trabalho; 

3.2 firme os pontos de força para os guias e orixás, se não tiver velas o suficiente, firme somente um ponto com 03 (três) velas em forma de triângulo ou seja uma vela para caboclo(a), uma vela para pretos-velhos(a), uma vela para crianças. Sem esquecer lógico de pedir licença para os Guardiões ou Padrinhos ou Exus ( nesse caso use a vela branca que e aceita por todos).

4.     Quanto aos Exus, procure firma os pontos sempre ao lado esquerdo da casa ou local de trabalho, se tiver uma tronqueira preparada para eles melhor ainda. Pode-se ofertar um padê para ambos, com farofa, dendê, fatias de tomate e cebola, bebidas, vinho e marafo ou champanhe; ficaram satisfeito, o importante e o objetivo.

5.     Inicio dos trabalhos:

1.     Prepare um defumador com brasa e jogue ervas de alfazema, beijoim, alecrim, e defume todo o ambiente da casa, cantando um ponto de força; “Eu defumo com as ervas da jurema, eu defumo com ………….”.

2.     Faça as orações iniciais, e em seguida faça com poucas palavras uma mensagem de força para o dia de trabalho ou para os filhos, pedindo concentração e agradecendo todos os chefes e orixás da casa.

3.     CAMBONO; figura principal de uma casa de umbanda, procure uma pessoa de confiança, que tenha a sensibilidade em aprender e anotar tudo que o Pai ou Entidade incorporada orientar. O cambono não precisa necessariamente incorporar, mais o principal e que seja de sua confiança, pois será o principal aluno de guia chefe e aprenderá ate mesmo mais que o médium chefe da casa.

4.     Cante pontos, de preferência procure manter 07 pontos cantados seguidos para cada orixá ou linha de tal, durante a gira de força de pontos cantados, mantenha-se na concentração, sempre de olhos atentos a todo e qualquer movimento mediúnico na corrente e em si próprio.

5.     Durante o desenvolvimento, pode-se atender alguns visitantes que queiram falar com o guia chefe ou trabalhador da casa.

6.     Procure fazer bingos, rifas, vender objetos religiosos, ate mesmo banhos, para que a casa possa se manter. E lógico não recuse doações, evite apenas se aproveitar da desgraça alheia, seja sincero para que o visitante ou filho de fé não se sinta explorado em sua casa.

7.     Se o Pai ou Mãe procurar confiar sempre em seus guias e não ligar para conversa alheia, tudo vai transcorrer na maior paz e seus trabalhos terão reconhecimento necessário, não vá em conversa de esquina, confie no seu guia ou procure alguém e passe a confiar nele, mantendo a linha da lógica acesa.

8. Para encerrar os trabalhos, faça  a limpeza mediúnica nos médiuns e visitantes da casa, com a espada (pano) branca de preferência, pois serve para qualquer filho de orixá, e encerre os trabalhos com palavras de conforto e orações de encerramento. espera-se 30 minutos e pode se retirar do ambiente.



Nenhum comentário: