·
"Umbanda tradicional" - Oriunda de Zélio Fernandino de
Moraes";
·
"Umbanda Popular" - Que era praticada antes de Zélio e
conhecida como Macumbas ou Candomblés de Caboclos; onde podemos encontrar um
forte sincretismo - Santos Católicos associados aos Orixas Africanos";
·
"Umbanda Branca e/ou de Mesa" - Com um cunho espírita -
"kardecista" - muito expressivo. Nesse tipo de Umbanda, em grande
parte, não encontramos elementos Africanos - Orixás -, nem o trabalho dos Exus
e Pomba-giras, ou a utilização de elementos como atabaques, fumo, imagens e
bebidas. Essa linha doutrinaria se prende mais ao trabalho de guias como
caboclos, pretos-velhos e crianças. Também podemos encontrar a utilização de
livros espíritas - "kardecistas - como fonte doutrinária;
·
"Umbanda Omolokô" - Trazida da África pelo Tatá
Trancredo da Silva Pinto. Onde encontramos um misto entre o culto dos Orixás e
o trabalho direcionado dos Guias;
·
"Umbanda Traçada ou Umbandomblé" - Onde existe uma
diferenciação entre Umbanda e Candomblé, mas o mesmo sacerdote ora vira para a
Umbanda, ora vira para o candomblé em sessoes diferenciadas. Não é feito tudo
ao mesmo tempo. As sessões são feitas em dias e horários diferentes;
·
"Umbanda Esotérica" - É diferenciada entre alguns
segmentos oriundos de Oliveira Magno, Emanuel Zespo e o W. W. da Matta (Mestre
Yapacany), em que intitulam a Umbanda como a Aumbhandan: "conjunto de leis
divinas";
·
"Umbanda Iniciática" - É derivada da Umbanda Esotérica
e foi fundamentada pelo Mestre Rivas Neto (Escola de Síntese conduzida por
Yamunisiddha Arhapiagha), onde há a busca de uma convergência doutrinária (sete
ritos), e o alcance do Ombhandhum, o Ponto de Convergência e Síntese. Existe
uma grande influência Oriental, principalmente em termos de mantras indianos e
utilização do sanscrito;
·
"Umbanda de Caboclo" - influência do cultura indígina
brasileira com seu foco principal nos guias conhecidos como
"Caboclos";
·
"Umbanda de pretos-velhos" - influência da cultura
Africana, onde podemos encontrar elementos sincréticos, o culto aos Orixás, e
onde o comando e feito pelos pretos-velhos;
·
Outras formas existem, mas não têm uma denominação apropriada. Se diferenciam
das outras formas de Umbanda por diversos aspectos peculiares, mas que ainda
não foram classificadas com um adjetivo apropriado para ser colocado depois da
palavra Umbanda.
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